Ajuda:Como Participar

De Cadernoteca Livre
Ir para: navegação, pesquisa

A Cadernoteca é uma plataforma de compartilhamento colaborativo de conteúdos relacionados à engenharia, e de informações sobre a Escola Politécnica. Qualquer um pode participar lendo e editando artigos: alunos, ex-alunos, professores, ou qualquer pessoa mesmo que não tenha qualquer ligação com a Poli. Nesta página reunimos informações de que você precisa para participar: como criar e editar páginas, que tipo de conteúdo estamos buscando, e como organizar o conteúdo que você criou para que seja facilmente encontrado por outros.

Com o quê contribuir

As diretrizes que seguem são apenas um guia, e não regras inflexíveis.

Conteúdo de Engenharia

A Cadernoteca é focada em dois tipos de conteúdo: O primeiro tipo (engenharia) é inspirado no compartilhamento tradicional de anotações de aula. Seria o caderno virtual mesmo, e é o tipo principal de conteúdo; inclusive é aquele que inspira o nome do projeto. Claro que com as facilidades do ambiente virtual há diferenças entre caderno e cadernoteca (veja a tabela ao lado para uma comparação). A contribuição na Cadernoteca pode se dar das formas abaixo.

Compartilhamento Tradicional de Cadernos Compartilhamento Através da Cadernoteca
O caderno da menina com letra bonita não sofre alterações ao longo das gerações em que é xerocado. Melhorias ao material são possíveis através do ambiente colaborativo.
Para ter acesso ao material é preciso dispor do original ou de uma cópia física, ou escaneada. O material fica acessível a todos pela internet. É possível imprimir também.
Alcance restrito. Alcance global.
Devido ao menor alcance de notas de aula fotocopiadas, não costumam surgir preocupações com direitos autorais. Deve haver uma preocupação com aspectos legais de direitos autorais.
Volumoso quando em papel; quando é material escaneado tende a ocupar bastante espaço na memória, e não imprime bem. Letra menos legível. Prontamente acessível de qualquer lugar através da internet; se salvo ocupa menos memória, se impresso, menos papel, letra sempre legível.
Menos adaptado à tendência de uso de eletrônicos como ferramenta de apoio no ensino. Alinhado com as tendências de abertura, colaboração, acesso universal e gratuito à informação, compartilhamento e uso de ferramentas digitais.
O criador do material escreve suscintamente, pois está escrevendo para si próprio. Ao escrever para um público maior, há um esforço para explicar da forma mais clara possível, o que reforça o aprendizado dos próprios autores, além de criar material de maior qualidade.
Referências a outros materiais ou conteúdos de outras disciplinas não são prontamente acessíveis. Referências e conteúdos de outras disciplinas "ao alcance de um clique". Visão global do currículo de um curso pode emergir.
Não há organização nem padronização entre disciplinas; material fica disperso. Favorece a organização e a padronização; material de várias disciplinas em um portal único.
Dá menos trabalho para o autor. Dá mais trabalho para o autor.

Notas de aula

Você pode contribuir com suas notas de aula, escaneando-as de seu caderno e publicando-as aqui para download, transcrevendo-as, ou fazendo as anotações diretamente em um computador. Nestes casos, certifique-se de que seu professor concorda em ter as notas de aula publicadas aqui, sob licensa adequada.

Texto didático ou resumo de sua autoria

Você pode contribuir criando um texto didático sobre algum tópico de uma disciplina, ou publicando aquele resumo da matéria que você fez para uma prova. O processo de criação deste tipo de material já é em si uma ótima forma de estudar, além de beneficiar seus colegas e todos os que farão a matéria depois de você. Suas próprias anotações também ficarão organizadas e acessíveis na internet mesmo depois que você se formar, sendo continuamente melhorados pelas gerações por vir: é melhor do que guardar cadernos empoeirados!

Se você é professor, a publicação de apostilas, exercícios e material didático em geral na Cadernoteca (sempre sob licensa livre) pode fomentar o debate e a participação e criação colaborativa também entre os alunos.

Colaboração em material já existente

Corrija erros que encontrar, complete material já existente, transcreva material escaneado, organize, atualize, melhore, amplie, colabore! Toda contribuição, por menor que seja, faz diferença, pois as contribuições se somam para criar um conteúdo de qualidade crescente.

Trabalhos pedidos por professores

Uma forma de o professor incentivar alunos a criar conteúdo é propor que o façam como parte da avaliação, seja propondo a criação de página sobre um tópico abordado na disciplina, ou sobre um assunto relacionado que não se restrinja ao conteúdo programático. Este tipo de atividade faz o aluno praticar suas habilidades de síntese e de redação (frequentemente apontadas como pontos fracos do engenheiro), exercita seu espírito colaborativo, o força a estudar ativamente, e ainda tem como resultado a criação de material que será útil a outros.

Conteúdo sobre a Escola Politécnica

O segundo tipo é o conteúdo sobre a Poli. Nesta categoria se encaixam:

  • Páginas que falem sobre um curso da Poli, que dê uma visão geral dos temas abordados. Páginas assim podem ajudar os mais novos na escolha de ênfase ou na própria escolha de curso no vestibular.
  • Páginas sobre a história da Poli.
  • Páginas sobre atividade extra-curricular da poli, como baja, aeromodelismo, poli jr, modalidades esportivas, etc. Pode ser uma forma de tornar a atividade mais conhecida, deixar registrada e divulgar a sua história e conquistas, e atrair mais participantes.

Conteúdo Inadequado

Com isso, conteúdo totalmente não relacionado à engenharia nem à Poli estaria fora da proposta do projeto. A idéia é não dispersar os esforços, evitando um escopo muito abrangente e objetivos ambiciosos demais. Assim, o foco é a engenharia (principalmente) e a Poli, ainda que com participação aberta à todos, tanto para leitura como para edição. É claro que materiais relacionados à engenharia, como física, matemática e arquitetura, podem e devem participar, mesmo que não sejam dados na poli.

A princípio, classifica-se como conteúdo "inadequado":

  • Páginas sobre turmas específicas, por exemplo "Turma tal e tal 20xx". Normalmente uma página deste gênero seria de pouco interesse geral, e corre o risco de tornar públicas informações particulares de integrantes da turma.
  • Páginas com tirinhas, jogos, etc.
  • Páginas sobre matérias totalmente desconectadas da engenharia, por exemplo, digamos, literatura italiana.

Objetivos

Ao editar a Cadernoteca, é válido ter em mente os objetivos do projeto. A Cadernoteca busca:

  1. que pessoas que estejam cursando uma disciplina na poli encontrem um material de apoio, possam melhorá-lo, e se não encontrarem que possam criá-lo;
  2. que também pessoas de outras escolas de engenharia, ex-alunos, ou qualquer pessoa interessada em geral encontre material para referência em assuntos de engenharia, e possa igualmente contribuir melhorando ou criando conteúdo;
  3. que os professores conheçam a plataforma, incentivem a participação ativa dos alunos (inclusive, se quiserem, propondo trabalhos que envolvam criar ou editar material), e participem editando eles mesmos;
  4. que o material possa se extender além do que é dado em aula.

Como Editar?

Para editar uma página já existente da Cadernoteca, basta clicar na aba "Editar" no canto superior direito da página, ou no link "Editar" de uma seção, para editar apenas aquela seção. Uma página com editor de texto se abrirá no navegador.

Se você quer criar uma página que ainda não existe, primeiro edite a página onde ficará um link para a página que você quer criar, e crie o link usando a sintaxe [[Nome da nova página a criar]]. O link para a nova página aparecerá em vermelho, e você pode clicar nele. Na página que se abre, basta clicar em "Criar" e a janela de edição se abre.

A sintaxe é basicamente a mesma utilizada na Wikipédia, por isso você pode consultar o Guia de Edição da Wikipédia, ou a versão mais completa em inglês. Você também pode aprender observando o código de uma página existente (clique em Editar como se fosse editá-la) e imitando; você verá que é simples, por exemplo:

  • [[Nome da Página]] cria um link para uma página;
  • [[Nome da Página|Texto]] cria o mesmo link mas com o texto especificado;
  • [http://pagina.da.internet.com texto do link] cria um link externo;
  • ==Titulo== cria um título de uma seção;
  • ===Subtitulo=== cria uma subseção;
  • ''Itálico'' cria texto em itálico;
  • '''Negrito''' cria texto em negrito;
  • * Item cria um item de uma lista (como esta);
  • # Item enumerado cria item de lista enumerada;
  • Linha iniciando com espaço cria texto em fonte monoespaçada dentro de uma caixinha;
  • É preciso pular uma linha entre dois parágrafos;
  • etc.

Criando uma Conta

Porque criar uma conta?

É possível editar a Cadernoteca sem criar uma conta, mas para que um usuário anônimo (sem conta) possa fazer qualquer alteração é necessário que ele preencha um CAPTCHA. Cada alteração feita requer o preenchimento de um novo CAPTCHA. Para evitar este procedimento chato, massante e contornável indicamos que crie uma conta e faça as alterações conectado no sistema.

Outro motivo para criar uma conta é que todas suas modificações ficarão salvas no histórico das páginas atreladas ao seu usuário, e outros poderão visualisar sua participação no projeto.

Como criar uma conta?

Basta clicar em Criar uma conta ou entrar, no canto superior direito da Cadernoteca.

Página de Usuário

Usuários com uma conta podem criar uma página de usuário na wiki. Para isso, uma vez logado clique no seu nome de login no topo da página, que aparece como um link em vermelho. Sinta-se livre para colocar informações sobre si mesmo em sua página de usuário. Um link para sua página aparece por exemplo associado à história de edições de qualquer página que você tenha editado.

Organização do conteúdo

Para facilitar que outros encontrem o conteúdo que você criou, é importante manter a Cadernoteca organizada. Descrevemos aqui algumas convenções utilizadas para homogeneizar esta organização, mas são apenas diretrizes. A regra de ouro é usar o bom senso.

Conteúdo Didático

Distinguimos:

  • Página de disciplina
  • Página de tópico
  • Página de trabalho escolar
  • Página de material extra (exercícios, apostilas, etc)

Uma disciplina é um curso, oferecido por algum (ou alguns) departamento(s), identificado com uma sigla, por exemplo PEA2417 (Sistemas de Potência II). Uma disciplina pode abordar vários tópicos, ou matérias (vamos preferir o termo "tópico" para evitar confusão, já que muitas vezes se usa "matéria" como sinônimo de "disciplina"). Por exemplo, em PEA2417 são abordados, entre outros, os tópicos de Curto circuito em redes e cálculo de fluxo de potência. Pode-se também dizer que ambos os tópicos fazem parte de um tópico maior, a análise de sistemas de potência, e sob este ponto de vista a disciplina PEA2417 aborda apenas parte deste grande tópico. O importante na distinção entre tópico e disciplina, é que as disciplinas variam de escola para escola, e na mesma escola podem variar com o tempo, mas os tópicos são sempre os mesmos.

               TÓPICO: Análise de Sistemas de Potência
                 (abordado parcialmente em PEA2304 e PEA 2417)
                ________________________|______________________...
                |                 |            |              |
  TÓPICO: Componentes Simétricos  |   TÓPICO: Curto circuito  |
    (abordado em PEA2301)         |    (abordado em PEA2417)  |
                                  |                           |
                      TÓPICO: Fluxo de Potência              ...
                        (abordado em PEA2417)

   A hierarquia dos tópicos independe das disciplinas em que são abordados. 

As páginas de conteúdo didático da poli podem ser facilmente acessadas através do portal de disciplinas da poli, em que as páginas de disciplina estão organizadas por curso.

Página de Disciplina

Em nome da organização, páginas de disciplina devem ser nomeadas pela sigla, e não pelo nome em extenso. O nome em extenso pode aparecer como primeiro título (de "nível zero") da página, por exemplo a primeira linha da página da disciplina PEA2417, Sistemas de Potência II, é:

=Sistemas de Potência II=

onde o texto entre dois sinais únicos de igual é um título de nível zero.

Uma página de disciplina pode conter informações como:

  • Programa (resumo do que é abordado na disciplina)
  • Pré-requisitos (oficialmente, ou seja, disciplinas em que é preciso ter passado para cursar)
  • Pré-requisitos (em termos de conhecimentos efetivamente necessários para bem acompanhar a matéria)
  • Livros utilizados
  • Notas de aula ou links para páginas separadas com as notas de aula
  • Links para páginas de tópicos (veja Página de Tópico abaixo)
  • Exercícios
  • Link para site da disciplina e outros sites externos de interesse

Página de Tópico

É uma página sobre um tópico específico abordado em uma ou mais disciplinas. Sempre que possível é interessante publicar conteúdo didático na forma de páginas de tópico, e colocar na página da disciplina um link para o tópico. Isso porque um tópico pode aparecer em mais de uma disciplina, e além disso as disciplinas podem mudar, mas os tópicos ficam.

Procure também colocar nas páginas de tópico um link para as páginas das disciplinas em que o tópico aparece.

Página de Trabalho Escolar

Trata-se de material criado como parte de alguma disciplina, por exemplo, um trabalho pedido por professor. O trabalho pode ser criar uma página sobre um tópico da disciplina (exemplo: faça uma página sobre a lei de Ohm), mas também pode ser sobre um assunto que vá além do conteúdo programático da disciplina (exemplo: uma pesquisa sobre a generalização da lei de Ohm em meios ionizados).

Material Extra

Qualquer outra coisa relacionada, como exercícios, apostilas disponibilizadas sob licensa livre por professores, ou escritas por alunos, curiosidades, etc.

Conteúdo sobre a Poli

Um portal de atividades extra-curriculares da poli está em construção.