PEA2417

De Cadernoteca Livre
Ir para: navegação, pesquisa

Sistemas de Potência II

JúpiterWeb


Veja a descrição desta disciplina no JupiterWeb.
Moodle PEA


Veja a página de SisPot2 no Moodle do PEA.

Programa

O programa é basicamente o seguinte:

  • Primeira parte: Representação matricial dos sistemas de potência: matriz de admitâncias nodais; matriz de impedâncias nodais. Eliminação de nós (Redução de Kron) e equivalentes de redes.
  • Terceira parte: Análise de fluxo de potência, usando métodos de solução:
    • Gauss-Seidel
    • Newton Raphson
    • Analogia Corrente Contínua

O programa divulgado pelo Júpiterweb inclui ainda análise de estabilidade em sistemas de potência, porém esta parte da matéria não foi dada no ano de 2010.

Pré-requisitos

Livro verde do Barioni
Livro vermelho do Kagan

Oficialmente, não há pré-requisitos para esta disciplina.

Este curso é continuação do curso de Introdução aos Sistemas de Potência (também conhecido como "sispot 0"), dado no segundo semestre do terceiro ano. Em particular, para começar este curso é desejável já ter visto valores por unidade (p.u.), diagramas unifilares, e representação por componentes simétricos. E, é claro, circuitos elétricos.

Apesar de haver uma disciplina de sispot 1, a matéria dada em sispot 2 depende pouco de sispot 1.

Livros

Não há nenhum livro que possa ser considerado livro-texto desta matéria.

O livro verde do Barioni (Introdução a Sistemas Elétricos de Potência - Componentes Simétricas, Carlos César Barioni de Oliveira, Hernán Prieto Schmidt, Nelson Kagan e Ernesto João Robba, editora Edgard Blücher), usado em sispot 0, apresenta conceitos que não fazem parte de sispot 2 mas que são indispensáveis: valores p.u., diagrama unifilar e componentes simétricas.

O livro vermelho do Kagan (Introdução aos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica, Nelson Kagan, Carlos César Barioni de Oliveira e Ernesto João Robba, editora Edgard Blücher) apresenta as matrizes de rede (primeira parte do curso) no apêndice A, o estudo de curto-circuito no capítulo 7, e o estudo de fluxo de potência no capítulo 6, apresentando o método de Gauss e o método de Newton-Raphson. O método da analogia com a corrente contínua não é apresentado neste livro.

O livro Elementos de Análise de Sistemas de Potência, de William D. Stevenson, editora McGraw - Hill, apresenta os conteúdos dos dois livros acima, entre outros (em particular a matéria de sispot 1), mas sem detalhar muito os métodos numéricos, exigidos na disciplina.

Outros livros são recomendados na página do Júpiter da disciplina.

Material Extra

Cálculo de Curto Circuito

Cálculo de Fluxo de Potência

  • Cálculo de Fluxo de Potência: Em 2010, um aluno cursando esta matéria fez uma apostila com a matéria de Cálculo de Fluxo de Potência, incluindo exercícios resolvidos.

PEA | Elétrica | Biênio | Poli